quinta-feira, 28 de maio de 2009

Comentário - Cristina Zarif Severo


Como farmacêutica homeopata, a minha leitura do “Corte” relacionou a homeopatia, a mitologia grega e o cristianismo.
Segundo a doutrina da homeopatia, quando no Paraíso Eva e Adão cometeram o “pecado original”, houve o sentimento de culpa, o qual nós carregamos após o nascimento. Este sentimento é manifestado individualmente de maneira diferente: ambição, inveja, avareza, poder, ciúmes, sentimento de abandono...
O primeiro trauma é a expulsão do útero onde saímos de um lugar seguro para enfrentar um mundo que desconhecemos, gerando angústia, insegurança e medo.
Assim como na mitologia grega, as histórias de ira aos deuses e as consequentes tragédias, a homeopatia revela porque cada um de nós reage diferente no que se refere às emoções e sentimentos. No CORTE, a atitude da personagem que foi traída, a personagem que teve sua maternidade negada, ambição de poder, ciúmes e a visão cega demonstram estas diferenças.
No mundo, em nome de idéias e religiões ocorrem muitas situações trágicas relacionadas ao complexo de culpa desde o nascimento e, mesmo assim continuamos lutando pelos nossos objetivos, em uma busca incessante.
As catástrofes no meio ambiente estão ligadas à ambição, à ganância e o poder que poderá levar a uma situação desoladora.

Cristina Zarif Severo

Nenhum comentário:

Postar um comentário